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PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR TEMPO DETERMINADO
Publicado em 29-08-2017

EDITAL INTERNO Nº 02/2017

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR TEMPO DETERMINADO

 

A Coordenadora Acadêmica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o disposto no Edital N.º 06/2017 DE CONVOCAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR TEMPO DETERMINADO de 23/08/2017, de convocação para contratação de docente por tempo determinado, do Magnífico Reitor da UFBA, publicado na íntegra nas Unidades de Ensino da UFBA e em extrato publicado no DOU de nº 163 de 24/08/2017 e no site da SUPAC (www.supac.ufba.br), torna público que estão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado para contratação de docente por tempo determinado da Escola de Enfermagem, de acordo com a legislação pertinente e complementar, mediante as normas e condições contidas neste Edital Interno, publicado na Escola de Enfermagem, devendo ser entregue uma cópia a cada candidato.

 

1. Das Disposições Preliminares

1.1. Número de vagas: 01 vagas.

1.2. Regime de trabalho: 20 horas semanais.

1.3. O candidato selecionado (01 vagas) atuará no componente curricular obrigatório ENFA 84 – Vigilância em Saúde, ENFB19 – Educação em Saúde e ENFA 89 – Fundamentos de Enfermagem no Cuidado em Saúde Coletiva, nos dias de segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira das 7 às 11:35 horas.

1.4. O processo seletivo será realizado por Banca Examinadora devidamente constituída por Portaria interna da Coordenação Acadêmica da Escola de Enfermagem da UFBA.

 

2. Das Inscrições

2.1. As inscrições estarão abertas no período de 28/08 a 06/09/2017 na Coordenação Acadêmica da Escola de Enfermagem da UFBA, no horário das 10:30 horas às 15:30 horas.

2.2. O candidato deve requerer sua inscrição na Secretaria da Coordenação Acadêmica da Escola de Enfermagem da UFBA, bem como apresentar comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 20,00 (vinte reais).

2.3. O pagamento será efetuado nas agências do Banco do Brasil, através de Guia de Recolhimento da União (GRU) simples, a ser obtida no site www.supac.ufba.br.

2.4. O requerimento de inscrição deverá estar instruído com:

I – Original e cópia, a ser autenticada por funcionário credenciado no ato da inscrição, dos seguintes documentos:

a)       diploma de graduação em Enfermagem, requisito mínimo;

b) título de Mestre, de Doutor ou de Livre-Docente, requisito complementar e opcional;

c)       documento oficial de identidade, para brasileiros;

d)       prova de quitação com o serviço militar, para brasileiros;

e)       título de eleitor e prova de quitação com as obrigações eleitorais, para brasileiros;

f)        documento comprobatório de permanência regular no Brasil, para estrangeiros.

II - Curriculum Vitae atualizado, com os documentos comprobatórios, em uma (1) via.

2.5. Para a titulação exigida no item anterior, somente serão considerados:

a)       diplomas de graduação registrados ou revalidados até a data da contratação;

b)       título de Mestre ou Doutor expedidos por instituições de ensino superior nacionais ou por universidades estrangeiras registrados ou revalidados até a data da contratação;

c)       título de Doutor obtido na forma da legislação anterior à Lei nº 5.540 de 28/12/68;

d)       título de Livre-Docente expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Conselho Nacional de Educação.

2.6. Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no processo seletivo.

2.7. A inscrição poderá ser efetivada pelo candidato ou seu procurador legalmente constituído.

2.8. Não será aceita em hipótese alguma inscrição condicionada.

2.9. Os dados informados no ato da inscrição e o pagamento da taxa são de responsabilidade exclusiva do candidato.

2.10. Será cancelada a inscrição do candidato que tenha efetuado pagamento do valor da inscrição através de cheque e este seja devolvido, por qualquer motivo.

2.11. A qualquer tempo poderão ser anuladas a inscrição, as provas e a contratação do candidato, desde que verificada a falsidade em qualquer declaração prestada e/ou qualquer irregularidade nas provas ou em documentos apresentados.

2.12. Não haverá isenção de pagamento da taxa de inscrição referida no item 2.2.

2.13. Em nenhuma hipótese haverá devolução da quantia paga a título de inscrição, salvo em caso de cancelamento do processo seletivo por conveniência da Administração ou motivo de força maior.

2.14. Não será válida a inscrição cujo pagamento seja realizado em desacordo com as condições previstas neste Edital Interno.

 

3. Do Processo Seletivo

3.1. O processo seletivo constará de três etapas distintas:

a) prova escrita, com caráter eliminatório, com peso 4;

b) análise de Curriculum Vitae, com peso 3;

c) entrevista, com peso 3.

 

3.2. As provas serão realizadas no local e data indicados:

a)       prova escrita - Escola de Enfermagem, dia: 11/09/2017; às 08:00h, sala 2 (térreo);

b)       análise de currículo - Escola de Enfermagem, dia: 12/09/2017; às 08:00h, sala 2 (térreo);

c)       entrevista - Escola de Enfermagem, dia: 12/09/2017 às 14:00h e 13/09/2017 a partir das 08:00h, na sala 2 (térreo).

 

4. Da Realização das Provas

 

4.1. Para a prova escrita estão indicados os seguintes pontos, versando sobre itens dos programas dos componentes curriculares constantes do processo seletivo, distribuídos conforme se segue:

 

4.1.1. ENFA 84 – Vigilância em Saúde, ENFB19 – Educação em Saúde e ENFA 89 – Fundamentos de Enfermagem no Cuidado em Saúde Coletiva,


1.       Histórico, conceitos e modelos de Educação em Saúde; 


2. Ensinar, aprender e construir conhecimento em saúde: a dimensão educativa no trabalho da enfermeira; 


3.    Imunização como medida de prevenção: as consequências da não vacinação para indivíduo e comunidade; 


4. Hipertensão e Diabetes: os nós críticos para operacionalização das redes de atenção aos pacientes portadores de Hipertensão e Diabetes Mellitus.


5. Modelos de Atenção em Saúde, processo de territorialização e análise da situação de saúde; 


6. Básica de Saúde e organização da rede de serviços no SUS: avanços e desafios  

 

 

4.2. A indicação bibliográfica consta do Anexo I deste Edital Interno.

4.3. A lista será dada ao conhecimento dos candidatos no momento da inscrição.

4.4. Para a prova escrita será sorteado um único ponto para todos os candidatos.

4.5. Em nenhuma das provas do processo seletivo será admitida a comunicação direta ou indireta entre os candidatos.

4.6. A ordem de apresentação dos candidatos será definida por sorteio a ser realizado no primeiro dia da seleção e será utilizada para todas as demais provas.

4.7. Da Análise do Currículo

4.7.1. Os títulos serão classificados em:

I-        acadêmicos;

II-       científicos, artísticos e literários;

III-      didáticos;

IV-     administrativos;

V-      profissionais.

4.7.2. A relação dos títulos que serão pontuados e a pontuação de cada título será entregue aos candidatos no ato de inscrição, os quais constam de um Barema (em anexo) aprovado pela Congregação da Escola de Enfermagem da UFBA.

 

4.8. Da Prova Escrita:

4.8.1. A prova escrita avaliará os conhecimentos do candidato em relação aos componentes curriculares constantes do Processo Seletivo, assim como sua capacidade de expressão em língua portuguesa, os quais contam de uma Barema (em anexo).

4.8.2. A duração máxima da prova escrita será de três horas.

4.9. Da Entrevista:

4.9.1. Cada um dos membros da Banca Examinadora formulará questões ao candidato sobre: interesse e experiência profissional na área sobre a qual pretende ensinar; conteúdos teóricos dos componentes curriculares em exame; disponibilidade de assumir as atividades docentes nos horários estabelecidos.

 

5. Da Avaliação das Provas e da Classificação

5.1. A Banca Examinadora reunir-se-á, privadamente, para avaliar as provas e emitir seu juízo de valor.

5.2. Para cada uma das provas as examinadoras atribuirão notas, obedecendo à escala de 0 (zero) a 10 (dez).

5.3. Cada examinadora atribuirá uma nota final a cada candidato que será resultante da média ponderada das notas das provas, considerados os pesos previstos no item 3.1.

5.4. A nota final do candidato será resultante da média aritmética das notas finais atribuídas por cada um dos examinadores.

5.5. Será considerado classificado o candidato que obtiver nota final mínima 7 (sete)

5.6. Será considerado como primeiro colocado o candidato que obtiver a maior média aritmética das notas finais atribuídas pelos examinadores.

 

6. Da Homologação do Resultado das Provas e dos Recursos

6.1. A Banca Examinadora elaborará relatório final contendo as avaliações e pareceres de cada um dos seus membros para cada um dos candidatos, e em exposição sucinta, narrará os fatos e as provas do Processo Seletivo, justificando as indicações, se houver.

6.2. O relatório final da Banca Examinadora deverá ser aprovado pela Congregação da Escola de Enfermagem da UFBA.

6.3. A Banca Examinadora preencherá e assinará o Formulário E – Resultado do processo seletivo simplificado para contratação de docente por tempo determinado.

6.4. O candidato poderá interpor recurso, devidamente fundamentado, indicando com precisão os pontos a serem examinados, mediante requerimento dirigido à direção da unidade de ensino, protocolado na secretaria, no prazo de 5 (cinco) dias, a partir da publicação do resultado das provas.

6.4.1. Os recursos serão julgados pela Congregação da Escola de Enfermagem da UFBA.

6.4.2. Não será aceito recurso via postal, via fac-símile ou correio eletrônico.

6.4.3. Recursos inconsistentes e extemporâneos serão indeferidos preliminarmente.

6.4.4. O resultado do recurso estará à disposição dos interessados na Escola de Enfermagem da UFBA.

 

7. Das Disposições Gerais

7.1. A aprovação no processo seletivo não assegura ao candidato o direito de contratação, ficando a concretização deste ato condicionada à observância das normas legais pertinentes e à rigorosa ordem de classificação.

7.2. O prazo de validade do processo seletivo será de 1 (um) ano, contado a partir da data da publicação do resultado da seleção no Diário Oficial da União.

7.3. Os candidatos aprovados e selecionados serão contratados no nível I, da classe de Professor Auxiliar, em conformidade com a Lei nº 12.772, de 28.12.2012 (Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal). Apesar de ser contratado como auxiliar receberá a Retribuição por Titulação – RT conforme a titulação comprovada.

7.4. A inscrição do candidato no processo seletivo implica conhecimento e aceitação tácita das condições estabelecidas neste Edital Interno, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

7.5. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação Acadêmica e em grau de recurso pela Congregação da Escola de Enfermagem da UFBA.

 

Salvador, 28 de agosto de 2017.


Juliana Bezerra do Amaral

Coordenadora Acadêmica

 

 

ANEXO 1 – EDITAL INTERNO Nº. 02/2017

 

Lista de pontos para o processo seletivo simplificado para contratação de docente por tempo determinado na Escola de Enfermagem da UFBA, incluindo indicações bibliográficas.

  

ENFA 84 – Vigilância em Saúde, ENFB19 – Educação em Saúde e ENFA 89 – Fundamentos de Enfermagem no Cuidado em Saúde Coletiva

Lista de pontos:

1.       Histórico, conceitos e modelos de Educação em Saúde.

2.     2. Ensinar, aprender e construir conhecimento em saúde: a dimensão educativa no trabalho da enfermeira

3.     3. Imunização como medida de prevenção: as consequências da não vacinação para indivíduo e comunidade;

 4. 4. Hipertensão e Diabetes: os nós críticos para operacionalização das redes de atenção aos pacientes portadores de Hipertensão e Diabetes Melitus;

4. 5.       Modelos de Atenção em Saúde, processo de territorialização e análise da situação de saúde

6.   6. Atenção Básica de Saúde e organização da rede de serviços no SUS: avanços e desafios  

 

Indicações bibliográficas:


Bibliografia Recomendada


ALVES, Vânia Sampaio. Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial. Interface - Comunic., Saúde, Educ., (Botucatu),  v. 9, n. 16, p. 39-52,  Feb.  2005. 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação/ MS/SVS/DVDT-Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

GIOVANELLA L, LOBATO LVC, NORONHA JC, CARVALHO AI. Políticas e Sistema de Saúde no Brasil. 2ª Edição revista e ampliada. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2012.

KUSCHNIR, R. e CHORNY, A.H. Redes de atenção à saúde: contextualizando o debate. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, nº 5, p. 2307-2316, agosto 2010.

LEVI, Guido Carlos. Recusa de vacinas: causas e consequências. 2.ed - São Paulo: Seguimento Farma, 2016.

MENDES, E.V. (org).  Distrito sanitário: o processo social de mudança das práticas sanitárias do Sistema Único de Saúde. São Paulo - Rio de Janeiro. Hucitec – Fiocruz, 2003.

PAIM, Jairnilson Silva; ALMEIDA-FILHO, Naomar de(orgs.). Saúde coletiva: teoria e prática. 1.ed. Rio de Janeiro:  Medbook, 2014. 720p.

PAIM, Jairnilson Silva. O que é sus. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009. 148 p. (Coleção Temas em Saúde).

SILVA, LD; BECK, CLC; DISSEN, CM; TAVARES, JP; BUDÓ, MLD; SILVA, HS. O enfermeiro e a educação em saúde: um estudo bibliográfico. Rev Enferm UFSM; 2(2):412-419. Mai/Ago 2012

 


 

 

 

 

SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR TEMPO DETERMINADO

TABELA DE VALORES DAS DIMENSÕES, VARIÁVEIS E PONTUAÇÃO ATRIBUIDA PARA AVALIAÇÃO DA PROVA ESCRITA

                                                                                   (BAREMA)

 

Componente curricular:

 

 

 

Edital interno nº:

06/2017

Candidata (o):

 

 

Nota:

Dimensão

Variáveis

Descrição da variável

Pontuação atribuída

I Domínio do tema (total de pontos = 6)

a) foco

Especifica o propósito e foco do manuscrito (máximo de 0,5)

b) tema

Discute o tema com o foco definido (máximo de 0,5)

c) bases lógicas sobre o tema

Descreve o fundamento teórico ou arcabouço conceitual em que se baseia o ponto de vista defendido (máximo de 1,0)

d) tratamento de conflitos

Destaca posições conflitantes sobre o tema (máximo de 1,0)

e) grau de abstração

Desenvolve argumentação própria (máximo de 1,0)

f) coerência interna

Inexistência de contradições entre os argumentos e as informações apresentadas (máximo de 0,5)

g) coerência externa

Coerência entre informações utilizadas, análise do tema e a literatura existente (máximo de 0,5)

h) argumentação

Esforço de qualidade no sentido de ir além das fontes referidas, dialogando com os autores e apresentando argumentos claros (máximo de 1,0)

Dimensão

Variáveis

Descrição da variável

Pontuação atribuída

II Capacidade de expressão de acordo com o padrão da escrita acadêmica (total de pontos = 3)

a) vocabulário

Vocabulário técnico e científico compatível com o grau de formação da/do candidata/o e com a natureza do tema (máximo de 0,75)

Frases dispensam adjetivos (máximo de 0,25)

b) redação

Redação adequada às normas ortográficas e gramaticais da língua (máximo de 1,0)

c) objetividade e clareza

Utilização de termos simples, sem redundâncias, evitando intercalações, com frases curtas e escritas na ordem direta (máximo de 0,5)

d) divisão geral do texto

Equilíbrio entre as seções do texto e sequência lógica do raciocínio (máximo de 0,5)

III Estilo(total de pontos = 0,75)

a) grau de persuasão

Condição de convencer o leitor sobre os argumentos (máximo de ( 0,75)

IV Rigor(total de pontos = 0,25)

a) utilização de referências

Adequação quantitativa e qualitativa das fontes referidas (0,25)

 

 

 

 

 

 

 

SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR TEMPO DETERMINADO

TABELA DE VALORES PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS

(BAREMA)

 

Componente Curricular:

 

Edital interno nº:

06/2017

Candidata(o):

 

Nota:

 

Pontuação

1.

FORMAÇÃO APÓS A GRADUAÇÃO

Definida

Obtida

 

Doutorado concluído

25

 

Doutorado em curso (créditos concluídos)

15

 

Mestrado concluído

15

 

Mestrado em curso (créditos concluídos)

8

 

Especialização sob a forma de Residência (concluída) – na área da seleção

6

 

Especialização sob a forma de Residência (concluída) – em área afim/outra área

5

 

Especialização concluída (mínimo de 360h) – na área da seleção

5

 

Especialização concluída (mínimo de 360h) – em área afim/outra área

3

 

Aperfeiçoamento concluído (mínimo de 180h)

2

 

Subtotal

 

 

          Obs.: Só computar 1(um) título de pós-graduação por candidato(a).   Pontuação Máxima Permitida: 25

 

Pontuação

2.

ATIVIDADES CIENTÍFICAS, ARTISTICAS E LITERÁRIAS

Definida

Obtida

 

Autoria ou coautoria de artigo, ensaio ou livro publicado (didático, científico ou literário) – até 4

6

(1,5 cada)

 

Trabalho apresentado em evento científico (oral ou pôster) – até 6 trabalhos

3

(0,5 cada)

 

Participação em pesquisa científica como coordenador (a), pesquisador(a) ou integrante – até 3 participações.

3

(1,0 cada)

 

Participação em projeto/atividade de extensão como coordenador(a) ou integrante (mínimo de 40h) – até 3 participações

3

(1,0 cada)

 

Subtotal

15

 

                                                                                                                         Pontuação Máxima Permitida: 15

 

Pontuação

3.

ATIVIDADES DIDÁTICAS, ADMINISTRATIVAS E PROFISSIONAIS

Definida

Obtida

3.1

Atividades de ensino (nos últimos cinco anos)

 

Docência no ensino superior – até 4 semestres

6     (1,5  por semestre)

 

Docência no ensino médio/curso técnico na área da saúde – até 3 semestres

1,5  (0,5 por semestre)

 

Docência no ensino fundamental – até 3 semestres

0,9  (0,3 por semestre)

 

Participação em programa de treinamento de pessoal de enfermagem em serviço (mín. de 40h) - até 2 participações

1,6   (0,8 cada)

 

Docência em curso de extensão – até 2 cursos

2    (1,0 cada)

 

Preceptoria/Tutoria em cursos de graduação e/ou residências; PET Saúde, VER SUS e correlatos– até 3 semestres

3    (1,0 por semestre)

 

 

Subtotal

15

 

 

3.2

Orientações acadêmicas concluídas

 

Na graduação: Trabalho de Conclusão de Curso; Iniciação Científica; Monitoria – até 3 orientações

2,7

(0,9 cada)

 

Subtotal

2,7

 

3.3

Outras participações

 

Participação como membro de Diretório Acadêmico/Centro Acadêmico na graduação – até 4 semestres

1,0

(0,25 cada)

 

Participação em monitoria de componente curricular na graduação – até 2 participações

1,0

(0,5 cada)

 

Participação em estágio extracurricular com carga horária acima de 120h – até 2 participações

1,2

(0,6 cada)

 

 

Participação em estágio extracurricular com carga horária entre 60h a e 120h – até 2 participações

0,8

(0,4 cada)

 

 

Conferência, Palestra, Seminário proferido e cursos ministrados na área profissional – até 2 participações

1

(0,5 cada)

 

 

Participação como ouvinte em congressos, simpósios, encontros, seminários – até 5 participações

0,5

(0,1 cada)

 

 

Atuação como membro de comissão organizadora em atividade/evento - até 5 atuações

1

(0,2 cada)

 

 

Participação como membro de organizações no campo da Enfermagem (Conselho, Associação, Sindicatos) – até 2 anos

2,0

(1,0 cada)

 

 

Subtotal

8,5

 

3.4

Participação em Banca Examinadora

 

TCC de Graduação; Especialização/Residência – até 2 bancas

1,0

(0,5 cada)

 

Concursos e seleções públicas para nível superior – até 2 bancas

2,0

(1,0 cada)

 

Seleção para monitores de componentes curriculares em cursos de Graduação – até 2 bancas

1

(0,5 cada)

 

Seleção para bolsista em projeto de Extensão – até 2 bancas

1

(0,5 cada)

 

Subtotal

5,0

 

3.5

Aprovação em Concurso/Seleção

 

Na área docente em nível superior – até 2 aprovações

1,4

(0,7 cada)

 

Na área profissional em nível superior – até 2 aprovações

1,4

(0,7 cada)

 

Subtotal

2,8

 

3.6

Atividade Administrativa

 

Chefia/Direção de Departamentos/Colegiados de Cursos em Instituições de Ensino Superior -  até 2 semestres

2

(1,0 por semestre)

 

Coordenação de componentes curriculares – até 2 semestres

1

(0,5 por semestre)

 

Subtotal

3

 

3.7

Atuação Profissional (não acadêmica)

 

Efetivo exercício profissional na área da seleção - até 5 semestres.

15,0

(3,0  por semestre)

 

 

Efetivo exercício profissional em área afim – até 4 semestres

8,0

(2,0 por semestre)

 

Subtotal

23

 

         Pontuação máxima permitida: 60

Total:

100

 

 

 

 

 

 

 

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