Notícias

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO PARA ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO PARA A REVISTA BAIANA DE ENFERMAGEM DA UFBA
Publicado em 01-12-2022

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

ESCOLA DE ENFERMAGEM

 

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO PARA A REVISTA BAIANA DE ENFERMAGEM DA UFBA

 

EDITAL Nº 03/2022 de 01/12/2022

 

A Universidade Federal  da Bahia - UFBA, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de inscrições e das normas para o Processo Seletivo para Contratação de Estagiário para Revista Baiana de Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFBA, nos termos da Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes, bem como da Orientação Normativa Nº 4 de 04 de julho de 2014/SGP/MPOG, Orientação Normativa n° 04/2014, Nota Técnica n° 111/2014, Orientação Normativa n° 7/2008, Portaria n° 364, de 14 de maio de 2009, que estabelece orientação sobre a aceitação de estagiários no âmbito da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, conforme disposições a seguir:

 1.     DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O programa de estágio na UFBA objetiva proporcionar a preparação do estudante para o trabalho produtivo e para o desenvolvimento da vida cidadã, por meio do exercício de atividades correlatas a sua pretendida formação profissional, na inter-relação existente entre o conhecimento teórico e prático inerentes à formação. A concessão de estágio não gera vínculo empregatício de qualquer natureza e dar-se-á mediante a celebração de Termo de Compromisso entre o estudante e a UFBA.

1.2. As atividades de estágio desenvolvidas neste programa serão orientadas por docentes da UFBA, e supervisionado por servidores técnico-administrativos ou docentes com formação e/ou experiência na área específica do estágio.    

1.3. Para realização do Estágio não obrigatório, no âmbito da UFBA, as atividades desenvolvidas pelo estagiário deverão ter correlação com a área de estudos do curso em que o estagiário estiver regularmente matriculado.

1.4. Será admitida apenas a inscrição e contratação de discentes oriundos dos cursos de graduação da Universidade Federal da Bahia.          

1.5. O estagiário fará jus a:

1.5.1.   Bolsa auxílio;

1.5.2.   Auxílio-transporte;

1.5.3.   Seguro contra acidentes pessoais;

1.5.4.   Recesso remunerado de 30 (trinta) dias anuais, a ser gozado preferencialmente nas férias escolares, sempre que o período de duração do estágio for igual ou superior a 1(um) ano, ou de forma proporcional, caso o estágio ocorra por período inferior, sendo permitido o seu parcelamento em até 2 etapas;

1.5.5.  Termo de Realização do Estágio, ao final do estágio.

 

2.         DAS VAGAS, ATIVIDADES, CARGA HORÁRIA E DURAÇÃO DO ESTÁGIO

2.1. As bolsas visam atender os procedimentos de auxílio na gestão de periódico científico, para atividades como: recebimento e gestão de arquivos em Word com os textos originais, acompanhamento de checklists editoriais, normalização de manuscritos, organização das reuniões do Espaço Formativo RBE, acompanhamento de tabela de recursos financeiros, apoio no contato com os autores. As bolsas estão organizadas conforme tabela:

 Cursos

Vagas

CH

Local do Estágio

Enfermagem, Design, Letras Vernáculas e Língua estrangeira, Serviço Social

01

20 horas semanais

Revista Baiana de Enfermagem /EEUFBA

TOTAL DE VAGAS – 01

 

2.2.      O estágio terá duração de um semestre, podendo ser prorrogado por mais três períodos, mediante interesse e avaliação do desempenho do estagiário, realizado por sua chefia imediata. 

  

3. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

3.1. São condições necessárias a inscrição:

3.1.1. Estar regularmente matriculado na UFBA;

3.1.2. Estar cursando no mínimo o 2º semestre do curso;

3.1.3. Não ser aluno formando no semestre de ingresso no Estágio;

3.1.4. Possuir Coeficiente Médio de Rendimento seja igual ou superior a 5,0 (cinco);    

3.1.5. Não exercer as funções de estagiário em outra Instituição;

3.1.6. Ter disponibilidade de tempo para atender às atividades programadas e a carga horária exigida de vinte (20) horas semanais, no turno matutino ou vespertino.

3.1.7. Não ser servidor público.

 

4. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO        

4.1. A seleção será realizada por uma Comissão, composta por no mínimo três integrantes e constará de duas etapas classificatórias:  

a) A primeira etapa constará na análise da Carta de intenção, a ser enviada através do email: revistabaianaenfermagem@gmail.com

A Carta de intenção, deve ser enviada em pdf com no máximo 2 páginas (Times New Roman, espaço 1,5), deverá conter uma breve apresentação acadêmico-profissional do candidato e sua proposta de atuação junto à RBE (Anexo 1 – Barema).

b) A segunda etapa constará de Entrevista (Anexo 2 - Barema) realizada de forma remota. O horário, data e link serão divulgados por e-mail.

4.2. O não envio da Carta de intenção e/ou o não comparecimento na data e horário determinado para entrevista implicará em eliminação do candidato.      

4.3. Será atribuído o valor de 10,0 para cada etapa. A média final para classificação será igual ou superior a 7.0 (sete). A aprovação será por ordem de classificação.

4.4. Em caso de empate será utilizado o critério de disponibilidade de carga horária contínua, conforme análise do comprovante de matrícula ou aquele que tiver maior idade.

 

5. DO RESULTADO E DA CONVOCAÇÃO DOS APROVADOS

5.1. O resultado será divulgado no endereço eletrônico www.enfermagem.ufba.br. 

5.2. Cumprindo o disposto no item 4.1, serão convocados o candidato melhor classificado, desde que cumpridos os critérios de aprovação no processo seletivo.

 5.3. Após publicação do resultado final do processo seletivo, o discente aprovado nas etapas seletivas deverá apresentar-se à Direção da Escola de Enfermagem da UFBA para entrega dos documentos abaixo relacionados e efetivação do estágio:        

a)     Cópia de documento oficial de Identidade e CPF;
Cópia do Título de Eleitor com Comprovação de Quitação Eleitoral;
Comprovante de residência;
Certificado de Quitação com o Serviço Militar, para candidatos do sexo masculino com mais de 18 anos;
Histórico escolar atualizado;
Comprovante de matrícula atualizado.

5.4. O início do estágio está condicionado à aprovação do Plano de Atividades do Estagiário, que será elaborado em acordo das três partes (Unidade concedente, Professor Orientador e Estagiário), tendo em vista que tais atividades deverão ser compatíveis com o curso frequentado pelo discente.

5.5. O prazo de interposição de recurso será de 02 (dois) dias úteis, contados da divulgação do resultado.

5.6.  O processo seletivo terá validade de 01 (um) ano, não podendo ser prorrogado.

5.7.  Os candidatos da lista de espera poderão ser convocados à medida que forem surgindo vagas, respeitada a ordem de classificação do processo seletivo e desde que ainda atendam aos pré-requisitos.                                                                                         

 

6. DO CRONOGRAMA

ETAPA

PERÍODO

Lançamento do edital

01/12/2022

Período de inscrições dos candidatos

01 a 04/12/2022

Divulgação de data, horário e link de entrevista

05/12/2022

Entrevista

06/12/2022

Resultado

06/12/2022

Recurso

06 e 07/12/2022

Resultado final

09/12/2022

Apresentação da documentação junto a EEUFBA

10/12/2022

Início do estágio

09/01/2023

 7. INFORMAÇÕES ADICIONAIS

7.1. O estágio poderá ser suspenso pela Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento a qualquer momento, caso haja notificação comprovada do não cumprimento das normas e legislação própria e/ou orientações deste Edital, além de:         

7.1.1. Automaticamente, ao término do estágio;      

7.1.2. A qualquer tempo no interesse e conveniência do setor;      

7.1.3. A pedido do estagiário;           

7.1.4. Em decorrência do descumprimento de compromisso assumido com a UFBA;

7.1.5. Pelo não comparecimento, sem motivo justificado, por mais de cinco dias, consecutivos ou não,       no período de um mês ou por 30 dias durante o período do estágio; 7.1.6. Pela interrupção do curso na instituição de ensino a que pertença o estagiário;    

7.1.7. Por conduta incompatível com a exigida pela UFBA.          

 8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS    

8.1. Os casos omissos neste edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção.         

8.2. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3283-7604 e pelo e-mail revistabaianaenfermagem@gmail.com.

 

Salvador, 01 de dezembro de 2022.

 Juliana Bezerra do Amaral

Diretora da EEUFBA

 

 

 

ANEXO I – BAREMA PARA CARTA DE INTENÇÃO

  

Critérios

Pontuação

Obtido

Relevância da proposta de atuação na RBE

2,0

 

Aderência às atividades previstas no item 2.1 do edital

2,0

 

Conhecimento em i-design e/ou experiência prévia em gestão

2,0

 

Objetividade da redação

2,0

 

Adequação as normas gramaticais

2,0

 

SCORE

10,0

 

 


ANEXO II – BAREMA PARA A ENTREVISTA

  

Critérios

Pontuação

Obtido

Conhecimento sobre periódicos e a RBE

2,5

 

Compressão acerca da produção científica para a saúde 

2,5

 

Capacidade argumentativa

2,5

 

Disponibilidade para o estágio

2,5

 

SCORE

10,0

 

 

 











PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

Grupo PET- Enfermagem/ UFBA

 

CONVOCAÇÃO DE CANDIDATAS CLASSIFICADAS NO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL -

PET ENFERMAGEM – 2021

 

Considerando:

Edital 01/2021 PET Enf/UFBA que regulamentou o PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET ENFERMAGEM, publicado em 01 de novembro de 2021, com validade de 01 ano, e seu resultado divulgado em 07 de dezembro do mesmo ano, com relação de estudantes classificados(as) como bolsistas, voluntárias e lista de espera;

Vacância de 03 bolsas e 02 vagas para voluntários(as) no PET Enfermagem;

Convocamos as estudantes a seguir para preenchimento das respectivas vagas:

Classificação

Estudante

Vaga

2º lugar

Maria Luiza Pinheiro Soares

bolsista

3º lugar

Maria Alícia Pitombo Leite de Noronha

bolsista

4º lugar

Laiane Farias Santos

bolsista

5º lugar

Cristiane Freitas Lima

voluntária

6º lugar

Ellen Rebecca Pereira Silva

voluntária

 

No caso de impossibilidade de assumir a bolsa pelas convocadas, as estudantes voluntárias serão consultadas sobre o interesse e possibilidade de se tornarem bolsistas, na ordem de classificação. A estudante que declinar da bolsa pode optar pela participação do PET Enfermagem como voluntária.

As estudantes devem entrar em contato com o tutor do PET Enfermagem pelo e-mail: lucioramos@ufba.br ou celular 71 991459585 até o dia 09/09/2022 para assinatura do Termo de Compromisso.

 

Salvador, 01 de setembro de 2022.

 

Prof. José Lúcio Costa Ramos

Docente EEUFBA – SIAPE 2727777

Tutor do PET Enfermagem UFBA

 






























___________________NOTÍCIAS ANTERIORES__________________________________






                                     


Resultado da seleção para o Edital PERMANECER 2022 para bolsistas e voluntários EEUFBA/SMURB

Nomes de acordo com a ordem de classificação:
  1. Fabia Silva de Oliveira Junqueira 
  2. Giovana Estrelado Fernandes Santo 
  3. Maria Alice Montenegro Gonçalves 
  4. Maureen Ayres Pedroso 
Saudações Universitárias


Dra Maria Teresa Mariotti

A Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, em parceria com o Serviço Médico Universitário Rubens Brasil (SMURB), da Universidade Federal da Bahia, torna público que estão abertas as inscrições para o processo de seleção para iniciação em extensão do Programa PERMANECER 2022 de acordo com o EDITAL da PRÓ-REITORIA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL, PROGRAMA PERMANECER 2022 mediante as normas e condições contidas neste edital:

 

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES:

 

Projeto, Técnico Administrativo Responsável, Número de vagas e Pré-Requisitos:

 1.1. Cuidado transdisciplinar do corpo como consciência e práticas integrativas e complementares em saúde: aromaterapia, meditação, terapia comunitária integrativa e yoga do riso - Projeto SIATEX 3944

       Técnico Administrativo Responsável: Gleide Santos de Araujo

       Vagas: 1 vaga iniciação em extensão. A ordem de classificação crescente qualifica o candidato à bolsa

       Público: Estudantes de curso de graduação a partir do segundo semestre

Inscrições: Preenchimento do formulário disponível no link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfnXjxTUmvNrzWJAqxnosScHItjOhw5XvSPZ9FJxx__uivSWQ/viewform

 

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. As inscrições estarão abertas no período de 29/6 à 3/7/2022, on line conforme detalhado no item 1.1 referente ao projeto.

2.2. Para inscrições o candidato deverá encaminhar para o e-mail  cuidadoteca@gmail.com  com cópia digitalizada, dos seguintes documentos:

a) RG;

b) CPF;

c) Histórico Escolar com autenticação digital;

d) Uma carta de  intenção sobre a motivação, interesse em participar, o que conhece sobre o tema do projeto.

 

3. DOS REQUISITOS

3.1. Os requisitos para inscrição do candidato no processo seletivo são:

I. Estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFBA;

II. Preferencialmente ter cursado, com aprovação, outras disciplinas que desenvolvem atividade curricular em comunidade da PROEXT, e preferencialmente a ENFB35 - ACCS-CUIDADOTECA

III. Ter a disponibilidade de 12 horas/semanais para as atividades do programa,

 

4. DA SELEÇÃO

4.1 A seleção será realizada em 4/7/2022

4.2. O processo seletivo constará de avaliação da carta de intenção que será recebida até as 23h55m encaminhada para o e-mail cuidadoteca@gmail.com 

Para efeito de classificação, a média do seguinte item:

I. Avaliação da carta de intenção 

4.4. Em caso de empate serão considerados os seguintes critérios de desempate:

I. A nota da avaliação da carta de intenção  não haverá tempo para fazer entrevista principalmente se tiver muitas inscrições.

II. Coeficiente de Rendimento Escolar;

III. Quantidade de semestres cursados;

 

5. DO RESULTADO

 5.1. O resultado será divulgado no dia 5/7/2022

 

6. DAS ATRIBUIÇÕES DO MONITOR

6.1 São atribuições do estudante:

      I.         Organizar oficinas e cursos, de maneira híbrida, envolvendo todas as atividades de divulgação, contatos com os palestrantes e professores, inscrição, credenciamento e suporte técnico em plataforma online para cada atividade em específico.

     II.         Reunir uma equipe de estudantes voluntários para dar suporte online na organização.

   III.         Elaborar e divulgar amplamente no ambiente virtual artes visuais ilustrativas e gráficas sobre a programação das oficinas e cursos

   IV.         Realizar pesquisa bibliográfica sobre o tema;

     V.         Desenvolver leituras, fichamentos e resumos do material literário;

   VI.         Aprender todas as etapas para desenvolvimento de uma adequada atividade de extensão educativa.

 

7. DOS IMPEDIMENTOS DO ESTUDANTE

7.1 São impedimentos do estudante:

I. Fica vedado ao estudante o exercício da docência e de quaisquer atividades de caráter administrativo, de julgamento de verificação de aprendizagem e supervisão de estágio.

 

8. DAS OBRIGAÇÕES DO ESTUDANTE

8.1 São obrigações do estudante:

I. Exercer suas tarefas conforme o plano de trabalho elaborado juntamente com o Técnico Administrativo Responsável;

II. Cumprir 12 (doze) horas semanais de atividades de iniciação à extensão, distribuídas de acordo com o planejamento estabelecido com o Técnico Administrativo Responsável, respeitada sua vida acadêmica, de forma a não prejudicar o horário a que estiver obrigado a cumprir como discente, dos componentes curriculares nos quais se encontra matriculado;

III. Apresentar ao técnico administrativo responsável relatório global de suas atividades, contendo uma breve avaliação do seu desempenho, da orientação recebida e das condições em que desenvolveu suas atividades.

  

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 O parecer avaliativo do(s) técnicos(as) responsáveis com a respectiva nota, aprovado em reunião do órgão responsável pelo projeto, deverá ser encaminhado à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Ações Afirmativas(PROAE) até 30 (trinta) dias após o encerramento do período letivo relativo ao projeto, acompanhado do relatório do bolsista.

9.2. Poderão ser admitidos  estudantes voluntários, assim entendidos aqueles que devem desempenhar suas atribuições sem a concessão  de bolsa.

9.3. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação Acadêmica da Escola de Enfermagem em parceria com o SMURB, em grau de recurso, pela Congregação e Gerência dos respectivos parceiros.

 

Salvador, 29 de junho de 2022

 

Dra. Gleide Santos de Araújo                                                   Dra. Maria Teresa Mariotti

Técnico Administrativo- Enfermeira                                         Professora

Serviço Médico Universitário Rubens Brasil                               Escola de Enfermagem da UFBA



A disciplina ENFB 35 divulga o resultado do processo de seleção para monitoria para o semestre 2022.1 - EDITAL ACCS & ACCS FORPOP SEMESTRE 2022.1.

Monitora selecionada:

  • Safira Ágata Silva dos Santos


Salvador, 28/02/2022.
Dra Maria Teresa Mariotti
Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia
Coordenadora ACCS-CUIDADOTECA - ENFB35





A disciplina ENFB 35 Cuidado Transdisciplinar do corpo como consciência e as práticas integrativas e complementares em saúde do curso de graduação de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, torna público que estão abertas as inscrições para o processo de seleção para monitoria para o semestre 2022.1 de acordo com o EDITAL ACCS & ACCS FORPOP SEMESTRE 2022.1 Ação Curricular em Comunidade e Sociedade PROEXT mediante as normas e condições contidas nesse edital:

 

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES:

 

Disciplinas, Professores Responsáveis, Número de vagas e Pré-Requisitos:

 

 1.1. Cuidado Transdisciplinar do corpo como consciência e as práticas integrativas e complementares em saúde (ENFB35).

  • Professor Coordenador: Maria Teresa Brito Mariotti de Santana.
  • Professor Colaborador: Amalvina Costa Barbosa 
  • Vagas: 03 vagas iniciação em extensão. A ordem de classificação crescente qualifica o candidato à bolsa de monitoria
  • Público: Estudantes de curso de graduação a partir do segundo semestre

Inscrições: Preenchimento do formulário disponível no link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfnXjxTUmvNrzWJAqxnosScHItjOhw5XvSPZ9FJxx__uivSWQ/viewform

 

2. DAS INSCRIÇÕES

 

2.1. As inscrições estarão abertas no período de 18/a 20/02/2022, on line conforme detalhado no item 1.1 referente a disciplina.

2.2. Para inscrições o candidato deverá encaminhar para o e-mail cuidadoteca@gmail.com cópia digitalizada, dos seguintes documentos:

a) RG; 

b) CPF; 

c) Histórico Escolar com autenticação digital;

d) Uma carta de apresentação sobre a motivação, interesse em participar, o que conhece. 

 

3. DOS REQUISITOS

 

3.1. Os requisitos para inscrição do candidato no processo seletivo são:

I. Estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFBA;

II. Ter cursado, com aprovação, outras disciplinas que desenvolvem atividade curricular em comunidade da PROEXT 

III. Ter a disponibilidade de 12 horas/semanais para as atividades do programa, incluindo os horários do componente curricular requerido

  

4. DA SELEÇÃO

 

4.1 seleção será realizada no período de 23/02/2022

4.2. O processo seletivo constará de avaliação da carta de intenção que será recebida até as 23h55m encaminhada pelo e-mail cuidadoteca@gmail.com

4.3. Será realizada uma entrevista nos dias 24 e 25/02/2022 

Para efeito de classificação, a média dos seguintes itens:

I. Avaliação da carta de intenção e mais entrevista 

II. Não ter reprovação em disciplina de atividade curricular em comunidade da PROEXT objeto da seleção.

4.4. Em caso de empate serão considerados os seguintes critérios de desempate:

I. A nota da avaliação da carta de intenção e a nota da entrevista

II. Coeficiente de Rendimento Escolar;

III. Quantidade de semestres cursados;

  

5. DO RESULTADO

 

5.1. O resultado será divulgado no dia 28/02/2022 

 

6. DAS ATRIBUIÇÕES DO MONITOR

 

6.1 São atribuições do monitor:

I. Participar da elaboração do plano de trabalho da monitoria com o(s) professor(es) responsável(eis);

II. Interagir com professores e alunos, visando o desenvolvimento da aprendizagem;

III. Auxiliar o professor na realização dos trabalhos práticos e experimentais, na preparação de material didático e em atividades de classe e/ou laboratório.

IV. Desenvolver as atividades descritas no projeto da disciplina ao qual se inscreveu.

  

7. DOS IMPEDIMENTOS DO MONITOR

 

7.1 São impedimentos do monitor:

I. Fica vedado ao monitor o exercício da docência e de quaisquer atividades de caráter administrativo, de julgamento de verificação de aprendizagem e supervisão de estágio.

  

8. DAS OBRIGAÇÕES DO MONITOR

 

8.1 São obrigações do monitor:

I. Exercer suas tarefas conforme o plano de trabalho elaborado juntamente com o(s) professor(es) orientador(es);

II. Cumprir 12 (doze) horas semanais de atividades de monitoria, distribuídas de acordo com o planejamento estabelecido com o(s) professor(es) orientador(es), respeitada sua vida acadêmica, de forma a não prejudicar o horário a que estiver obrigado a cumprir como discente, dos componentes curriculares nos quais se encontra matriculado;

III. Apresentar ao professor orientador relatório global de suas atividades, contendo uma breve avaliação do seu desempenho, da orientação recebida e das condições em que desenvolveu suas atividades.

  

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 

9.1 O parecer avaliativo do (s) professor (es) orientador (es) com a respectiva nota, aprovado em reunião do órgão responsável pelo projeto, deverá ser encaminhado à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação até 30 (trinta) dias após o encerramento do período letivo relativo ao projeto, acompanhado do relatório do bolsista.

9.2. Poderão ser admitidos monitores voluntários, assim entendidos aqueles que devem desempenhar suas atribuições sem a percepção de bolsa.

9.3. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação Acadêmica da Escola de Enfermagem e, em grau de recurso, pela Congregação da respectiva Unidade de Ensino.

 

Salvador, 16 de fevereiro de 2022.

 

Dra. Maria Teresa Mariotti
Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia

Coordenadora ACCS-CUIDADOTECA/PROEXT - Atividade Curricular em Comunidade

 









_____________/////////////////////_______________

NOTÍCIAS ANTERIORES





MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

 

 

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO PARA A REVISTA BAIANA DE ENFERMAGEM DA UFBA

 

EDITAL Nº 01/2021, de 29/10/2021

 

A Universidade Federal  da Bahia - UFBA, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de inscrições e das normas para o Processo Seletivo para Contratação de Estagiário para Revista Baiana de Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFBA, nos termos da Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes, bem como da Orientação Normativa Nº 4 de 04 de julho de 2014/SGP/MPOG, Orientação Normativa n° 04/2014, Nota Técnica n° 111/2014, Orientação Normativa n° 7/2008, Portaria n° 364, de 14 de maio de 2009, que estabelece orientação sobre a aceitação de estagiários no âmbito da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, conforme disposições a seguir:

 

1.      DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O programa de estágio na UFBA objetiva proporcionar a preparação do estudante para o trabalho produtivo e para o desenvolvimento da vida cidadã, por meio do exercício de atividades correlatas a sua pretendida formação profissional, na inter-relação existente entre o conhecimento teórico e prático inerentes à formação. A concessão de estágio não gera vínculo empregatício de qualquer natureza e dar-se-á mediante a celebração de Termo de Compromisso entre o estudante e a UFBA.

1.2. As atividades de estágio desenvolvidas neste programa serão orientadas por docentes da UFBA, e supervisionado por servidores técnico-administrativos ou docentes com formação e/ou experiência na área específica do estágio.            

1.3. Para realização do Estágio não obrigatório, no âmbito da UFBA, as atividades desenvolvidas pelo estagiário deverão ter correlação com a área de estudos do curso em que o estagiário estiver regularmente matriculado.

1.4. Será admitida apenas a inscrição e contratação de discentes oriundos dos cursos de graduação da Universidade Federal da Bahia.       

1.5. O estagiário fará jus a:

1.5.1.   Bolsa auxílio;

1.5.2.   Auxílio-transporte;

1.5.3.   Seguro contra acidentes pessoais;

1.5.4.   Recesso remunerado de 30 (trinta) dias anuais, a ser gozado preferencialmente nas férias escolares, sempre que o período de duração do estágio for igual ou superior a 1(um) ano, ou de forma proporcional, caso o estágio ocorra por período inferior, sendo permitido o seu parcelamento em até 2 etapas;

1.5.5.  Termo de Realização do Estágio, ao final do estágio.

 

2. DAS VAGAS, ATIVIDADES, CARGA HORÁRIA E DURAÇÃO DO ESTÁGIO

2.1. A vaga visa atender os procedimentos de auxílio na gestão de periódico científico, para atividades como: recebimento e gestão de arquivos em Word com os textos originais, acompanhamento de checklist’s editoriais, normalização de manuscritos, organização das reuniões do Espaço Formativo RBE, acompanhamento de tabela de recursos financeiro e apoio no contato com os autores.

A  distribuição da vaga está organizada conforme tabela:

 Cursos

Vagas

CH

Local do Estágio

Design e Letras Vernáculas e Língua estrangeira

01

20 horas semanais

Revista Baiana de Enfermagem /EEUFBA

TOTAL DE VAGAS – 01


2.2.      O estágio terá duração de um semestre, podendo ser prorrogado por mais três períodos, mediante interesse e avaliação do desempenho do estagiário, realizado por sua chefia imediata. 

 

3. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

3.1. São condições necessárias a inscrição:

3.1.1. Estar regularmente matriculado na UFBA;

3.1.2. Estar cursando no mínimo o 2º semestre do curso;

3.1.3. Não ser aluno formando no semestre de ingresso no Estágio;

3.1.4. Possuir Coeficiente Médio de Rendimento seja igual ou superior a 5,0 (cinco);     

3.1.5. Não exercer as funções de estagiário em outra Instituição;

3.1.6. Ter disponibilidade de tempo para atender às atividades programadas e a carga horária exigida de vinte (20) horas semanais, no turno matutino ou vespertino.

3.1.7. Não ser servidor público.

4. INSCRIÇÃO E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO           

4.1 As inscrições serão realizadas através do e-mail revistabaianaenfermagem@gmail.com, juntamente com o envio da carta de intenção, especificada no item abaixo, até o dia 05/11/2021.

4.2. A seleção será realizada por uma Comissão, composta por no mínimo três integrantes e constará de duas etapas classificatórias:           

a) A primeira etapa constará na análise da Carta de intenção, a ser enviada através do email: revistabaianaenfermagem@gmail.com

A Carta de intenção, deve ser enviada em pdf com no máximo 2 páginas ( fonte Times New Roman, espaçamento de 1,5 cm), deverá conter uma breve apresentação acadêmico-profissional do candidato e sua proposta de atuação junto à RBE (Anexo 1 – Barema).

b) A segunda etapa constará de Entrevista (Anexo 2 - Barema) realizada de forma remota. O horário, data e link serão divulgados por e-mail e no site www.enfermagem.ufba.br   

4.3. O não envio da Carta de intenção e/ou ou o não comparecimento na data e horário determinado para entrevista implicará em eliminação do candidato.   

4.4. Será atribuído o valor de 10,0 para cada etapa. A média final para classificação será igual ou superior a 7.0 (sete). A aprovação será por ordem de classificação.

4.5. Em caso de empate será utilizado o critério de disponibilidade de carga horária contínua, conforme análise do comprovante de matrícula ou aquele que tiver maior idade.

 

5.      DO RESULTADO E DA CONVOCAÇÃO DOS APROVADOS

5.1. O resultado será divulgado no endereço eletrônico www.enfermagem.ufba.br.     

5.2. Cumprindo o disposto no item 4.1, serão convocados o candidato melhor classificado, desde que cumpridos os critérios de aprovação no processo seletivo.

 5.3. Após publicação do resultado final do processo seletivo, o discente aprovado nas etapas seletivas deverá apresentar-se à Direção da Escola de Enfermagem da UFBA para entrega dos documentos abaixo relacionados e efetivação do estágio:        

a)      Cópia de documento oficial de Identidade e CPF;

b)      Cópia do Título de Eleitor com Comprovação de Quitação Eleitoral;       

c)      Comprovante de residência;

d)     Certificado de Quitação com o Serviço Militar, para candidatos do sexo masculino com mais de 18 anos;

e)      Histórico escolar atualizado;

f)       Comprovante de matrícula atualizado.

5.4. O início do estágio está condicionado à aprovação do Plano de Atividades do Estagiário, que será elaborado em acordo das três partes (Unidade concedente, Professor Orientador e Estagiário), tendo em vista que tais atividades deverão ser compatíveis com o curso frequentado pelo discente.

5.5. O prazo de interposição de recurso será de 02 (dois) dias úteis, contados da divulgação do resultado.

5.6.  O processo seletivo terá validade de 01 (um) ano, não podendo ser prorrogado.

5.7.  Os candidatos da lista de espera poderão ser convocados à medida que forem surgindo vagas, respeitada a ordem de classificação do processo seletivo e desde que ainda atendam aos pré-requisitos.                                                                                        

6.      DO CRONOGRAMA


ETAPA

PERÍODO

Lançamento do edital

29/10/2021

Período de inscrições dos candidatos

29/10 a 05/11/2021

Divulgação das inscrições homologadas

08/11/2021

Interposição de Recurso

Até 09/11/2021

Divulgação de data, horário e link de entrevista

Até 10/11/2021

Entrevista

11 a 12/11/2021

Resultado

15/11/2021

Recurso

16/11/2021

Resultado final

18/11/2021

Apresentação da documentação junto a EEUFBA

25 a 26/11/2021

Início do estágio

06/01/2022


7.      INFORMAÇÕES ADICIONAIS

7.1. O estágio poderá ser suspenso pela Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento a qualquer momento, caso haja notificação comprovada do não cumprimento das normas e legislação própria e/ou orientações deste Edital, além de:         

7.1.1. Automaticamente, ao término do estágio;     

7.1.2. A qualquer tempo no interesse e conveniência do setor;       

7.1.3. A pedido do estagiário;          

7.1.4. Em decorrência do descumprimento de compromisso assumido com a UFBA;

7.1.5. Pelo não comparecimento, sem motivo justificado, por mais de cinco dias, consecutivos ou não, no período de um mês ou por 30 dias durante o período do estágio;

7.1.6. Pela interrupção do curso na instituição de ensino a que pertença o estagiário;          

7.1.7. Por conduta incompatível com a exigida pela UFBA.


8.   DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 

8.1. Os casos omissos neste edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção.     

8.2. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail revistabaianaenfermagem@gmail.com.

 

Salvador, 29 de outubro de 2021.



Juliana Bezerra do Amaral
Vice-Diretora em exercício
do cargo de Diretora da EEUFBA


ANEXO I – BAREMA PARA CARTA DE INTENÇÃO


Critérios

Pontuação

Obtido

Relevância da proposta de atuação na RBE

2,0

 

Aderência às atividades previstas no item 2.1 do edital

2,0

 

Conhecimento em i-design

2,0

 

Objetividade da redação

2,0

 

Adequação as normas gramaticais

2,0

 

SCORE

10,0

 




ANEXO II – BAREMA PARA A ENTREVISTA


Critérios

Pontuação

Obtido

Conhecimento sobre periódicos e a RBE

2,5

 

Compressão acerca da produção científica para a saúde 

2,5

 

Capacidade argumentativa

2,5

 

Disponibilidade para o estágio

2,5

 

SCORE

10,0

 




























Listar todas as notícias
Campus Universitário do Canela. Av. Dr. Augusto Viana, S/N, Canela. Salvador Bahia. CEP 40110-060. FONE:(71) 3283 7631 FAX: (71) 3332-4452
Créditos - Login