ESCOLA DE ENFERMAGEM COMPLETA 70 ANOS

COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE 70 ANOS DA EEUFBA

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

1 INTRODUÇÃO

Em 2016, a Escola de Enfermagem da UFBA (EEUFBA) completará 70 anos de sua fundação. Instituída pelo Decreto-Lei 8.779 de 22 de janeiro de 1946 e incorporada à Universidade Federal da Bahia em 1947, pelo Decreto n. 22.637, a EEUFBA foi a primeira escola para formação de enfermeiras na Bahia e no Nordeste e a terceira escola de enfermagem no Brasil.

Para celebrarmos este aniversário, estamos propondo uma programação que permita o resgate da memória da EEUFBA e o levantamento de aspectos de sua história ainda não revelados, que demonstrem o valor e a importância da formação de enfermeira(o)s e expansão da profissão no Estado da Bahia e na Região Nordeste.

As comemorações deverão transcorrer no período de 22 de janeiro de 2016, que marca os 70 anos da criação da Escola, a 12 de março de 2017, data que marca os 70 anos da primeira aula inaugural.

Para propor e organizar o conjunto de eventos comemorativos, foi instituída uma Comissão Especial, através da Portaria n. 02/2015 da EEUFBA, presidida pela Profa. Neusa Dias Andrade de Azevedo, aposentada e ex-diretora da Unidade, composta por docentes, estudantes, técnicos administrativos e as presidentes da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN-Ba) e do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia.

2 OBJETIVOS

·       Consolidar a memória da EEUFBA, através do Núcleo de Memória da Escola de Enfermagem (NUMEE), como espaço de ensino, pesquisa e extensão, assegurando a continuidade do registro da história da instituição e das ciências da própria UFBA;

·       Consolidar e fortalecer a identidade da EEUFBA;

·       Ampliar a visibilidade da EEUFBA;

·       Refletir sobre a prática da profissão de enfermeira e o seu papel social e na saúde.

3 AÇÕES/ATIVIDADES PROPOSTAS

AÇÕES/ATIVIDADES

PERÍODO

Consolidar a memória da EEUFBA

Definir um nome para o NUMEE

set/2015

Ampliar o acervo através da solicitação de doações de objetos à comunidade de ex-alunas e docentes da Escola

A partir de out/2015

Desenvolver um estudo sobre a atuação da Escola no período da ditadura militar (elaborar projeto para concorrer Edital PROPCI/2015)

A partir de out/2015

Elaborar um estudo Memorial dos 70 anos

A partir de Nov/2015

Criar logotipo para o NUMEE

Digitalizar o Memorial do Cinquentenário da Escola

Dez/2015

Atualizar o painel de ex-alunas dos últimos 20 anos

A partir de jan/2016

Editar e imprimir/publicação digital de catálogo do acervo do NUMEE

Restaurar o álbum da turma de 1959

Instalar a exposição permanente

Segundo semestre de 2016

Criar espaço para exposição / evolução dos uniformes das alunas

Segundo semestre de 2016

Reformular a galeria de ex-diretoras

Segundo semestre de 2016

Concluir a organização do arquivo da Escola

Segundo semestre de 2016

Consolidar e fortalecer a identidade da Escola

Incentivo à criação de uma Associação de Amigos/ex-alunos da EEUFBA

17/12/2015

Recuperação do uso do broche símbolo da Escola na colação de grau

A partir de 2016

Organização de eventos para reflexão sobre os avanços da Escola nos seus 70 anos e exposição de desejos e perspectivas para seu futuro

Jan/2016 (durante o evento de inauguração da reforma física)

Resgate e homenagens aos nomes fortes/importantes da Enfermagem para a EEUFBA e para a UFBA - docentes aposentados; docentes temporários já afastados; serviços e campos de prática; servidores aposentados, inclusive terceirizados; estagiários e menores aprendizes

Evento na Semana de Enfermagem de Mai/2016

Criar um logotipo comemorativo dos 70 anos da EEUFBA

Outubro-Novembro/2015

Criar uma agenda 2016 comemorativa dos 70 anos

Ampliar a visibilidade da EEUFBA

Criar uma página institucional de relacionamento no Facebook

Criar junto aos Correios um selo comemorativo 70 anos

Dez/2015

Evento de lançamento da programação em comemoração aos 70 anos da EEUFBA

17/12/2015

Inauguração das novas instalações físicas

22/01/2016

Reestruturar e atualizar permanentemente o site da EEUFBA

Ocupação "cultural "da Reitoria

Entre 12 e 20 de maio de 2016 - "Semana de Enfermagem”

Publicar um número especial comemorativo dos 70 anos da EEUFBA e comemoração dos 35 anos da Revista Baiana de Enfermagem

Realização de um baile dos 70 anos

Dez 2016

Refletir sobre a prática da profissão de enfermeira(o).

Realização de 2 eventos científicos pelos Núcleos/Linhas de pesquisa da Instituição

Um no primeiro semestre e o outro no segundo semestre de 2016

Fazer referência aos 70 anos em todos os eventos realizados pela EEUFBA - Seminários/Mesas Redondas/Conferências

Ao longo do ano de 2016

Instituir, através de Edital, o Prêmio 70 anos – Vida de Enfermeira, dirigido para criações de estudantes em conjunto com profissionais de saúde.

Lançamento em 22/01/2016 e entrega do prêmio em março de 2017

Comemoração dos 70 anos da primeira aula inaugural da EEUFBA com divulgação dos trabalhos comemorativos realizados

Março de 2017

4 RECURSOS

Para concretizar essa programação, espera-se captar recursos financeiros e apoios institucionais junto às seguintes fontes:

·       UFBA - através de articulação com as ações de comemoração dos 70 anos da própria Universidade; programas especiais como Memória da Ditadura (edital da PROPCI), Pós-Graduação, Extensão e articulação com outros órgãos e Unidades da UFBA;

·       Órgãos financiadores como CNPQ, FAPESB e outros, através da apresentação de projetos;

·       Entidades da Enfermagem, através convênio com COREN-Ba. e ABEN-Ba;

·       Doações através de livro de ouro e depósitos em conta corrente específica;

·       Confecção e venda do broche histórico da Escola e de objetos vinculados ao tema "sustentabilidade” como canecas, squeezes, sacolas, com o logotipo dos 70 anos.