70 ANOS DA EEUFBA – VOCÊ FAZ PARTE DESTA HISTÓRIA
Publicado em 20-04-2016

AO COMEMORAR OS 70 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO, A EEUFBA QUER CONTINUAR FAZENDO HISTÓRIA

A Escola de Enfermagem da UFBA (EEUFBA) foi a primeira escola para formação de enfermeiras na Bahia e no Nordeste, a terceira criada no Brasil.

Neste ano de 2016 está comemorando os 70 anos de sua fundação!

Para celebrar, organizou uma programação tendo em vista três objetivos primordiais: consolidar a memória, consolidar e fortalecer a identidade, ampliar a visibilidade da EEUFBA. A busca de concretização destes objetivos está inserida nas atividades acadêmicas dos diversos núcleos, grupos e espaços de aprendizagem. Quanto à consolidação da memória, a gestão da EEUFBA está buscando parcerias com profissionais e entidades da profissão para fortalecer e ampliar o Núcleo de Memória da Escola de Enfermagem – NUMEE.

O NUMEE foi criado em 1997 como parte das comemorações do Cinquentenário da Escola com o objetivo de preservar, estudar e divulgar a história desta área do conhecimento e da própria Instituição, o que foi conseguido através da parceria com o Departamento de Museologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA e de contribuições diversas vindas de associações de professores aposentados, ex-alunas e entidades da profissão.

A instalação de Exposição Permanente do NUMEE é aspiração antiga da comunidade da enfermagem baiana, mas tem se mostrado um empreendimento inalcançável apenas com recursos possíveis de captação através de projetos acadêmicos. O projeto elaborado para tal prevê um investimento de R$112.000,00 (cento e doze mil reais) para atender às seguintes demandas:

· Programação visual e confecção (placas de sinalização, banner externo, imagens fotográficas, textos, plotagem, etiquetas e fotografias)

· Mobiliário expográfico (vitrines, painéis, molduras e bases)

· Confecção de uniformes de época para exposição

· Iluminação cênica

· Confecção de maquete

· Sinalização da exposição

· Climatização

· Adequação estrutural do espaço físico da exposição

· Aquisição de manequim interativo

· Gestão e montagem expográfica

· Produção, gravação, edição, sonoplastia, roteiro e locução de vídeos

· Produção de material de divulgação (folder, cartazes, blocos e logomarca)

Venha fazer parte desta história!

· Doando objetos, fotografias, instrumentos, documentos, etc;

· Fazendo um depósito identificado no Banco do Brasil, agência 8603-7, conta poupança n°263-1 variação 51;

· Comprando as camisetas do NUMEE por R$ 30,00 cada;

· Agendando uma visita para conhecer o projeto;

· Assinando o Livro de Ouro;

· Entrando em contato conosco através dos telefones 3283-7619/7603/7604;

Contamos com você!

Cordialmente,

Neusa Dias Andrade de Azevedo

(Presidente da Comissão Especial para organização das comemorações dos 70 anos)