Ajuste Projeto Pedagógico

Ajuste curricular do curso de enfermagem da Universidade Federal da Bahia

 

A proposta de reestruturação curricular apresentada pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA), é fruto de debates, construções, reconstruções, experimentações e do conhecimento dos resultados obtidos com a implantação do novo currículo em 2010 e da implantação do novo regimento da Escola de Enfermagem com a instituição da Coordenação Acadêmica em 2013.

Trata-se de uma proposta de reajuste curricular elaborada por comissão específica para este fim e aprovada por todas as instâncias da EEUFBA. Como pressupostos para a formulação dos ajustes na matriz curricular foram definidos: a incorporação ao máximo das sugestões, principalmente oriundas do corpo discente, como resultado das avaliações previamente realizadas; o Regulamento do Ensino de Graduação e Pós-graduação (REGP), o Projeto Pedagógico da EEUFBA, o parecer CAE/UFBA nº 126/2017 que aprova a Proposta de Reajuste Curricular do Curso de Enfermagem, bem como os princípios da Flexibilidade do Currículo e autonomia previstos na Resolução nº 08/2001 CONSEPE/UFBA.

Destaca-se que o reajuste curricular manteve a essência e todos os elementos do Projeto Político Pedagógico da EEUFBA, implicando principalmente nos seguintes aspectos:

  1. Ajuste da matriz curricular com redução de carga horária dos componentes curriculares obrigatórios;

  2. Ampliação da carga horária das Atividades Complementares, tornando a matriz curricular mais flexível;

  3. Inclusão e exclusão de componentes curriculares;

  4. Implementação de uma única matriz curricular (matriz ajustada em 2017.2) para todas as estudantes da EEUFBA, seguindo o quadro de equivalência quando necessário;

  5. Necessidade de cursar todos os componentes obrigatórios e optativos anteriormente ao semestre de curso dos estágios curriculares (ENFB20 e ENFB21);

  6. Compreensão de que as atividades curriculares em Comunidade e Sociedade (ACCS) ofertadas para o curso de Enfermagem devem ser consideradas como componentes optativos.

 

Desta forma, o curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal da Bahia mantém a oferta cinquenta (50) vagas para ingresso por semestre e o propósito de formar enfermeiras(os) generalistas, que atuem de acordo com os princípios éticos da profissão; defendam a democracia e os direitos humanos; tenham compromisso com o fortalecimento do SUS e com a qualidade da assistência. A modalidade de ensino é presencial, com carga horária total, após ajuste curricular, de 4.440 horas, sendo 3.948 horas (88,9%) para os componentes curriculares obrigatórios, 153 horas (3,5%) para os componentes curriculares optativos e 339 horas (7,6%) para as atividades complementares.